Reuters
11/05/2001 - 09h41

Promotora da ONU se diz confiante de que Milosevic irá para Haia

da Reuters

A promotora do tribunal de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas) disse ontem acreditar que os esforços dos Estados Unidos para que a Iugoslávia sobre o ex-presidente Slobodan Milosevic, que será julgado em Haia (Holanda), devem surtir efeito em breve.

Em visita à ONU após três dias de encontros em Washington, Carla del Ponte disse que obteve a garantia de oficiais norte-americanos de que "vão fazer todo o possível" para atender o pedido de transferir Milosevic para o tribunal internacional de crimes de guerra em Haia, na Holanda.

"Estou confiante de que na próxima semana, no próximo mês, teremos resultados positivos", disse durante entrevista coletiva.

Milosevic foi preso no dia 13 de abril em Belgrado (capital da Iugoslávia), sob acusações de corrupção e abuso de poder. Ele também foi condenado pelo tribunal de crimes de guerra dos Bálcãs por ataques contra albaneses em Kosovo em 1999.

Del Ponte disse que combinou com o secretário de Estados dos EUA, Colin Powell, que Belgrado deveria fixar uma data para transferir Milosevic para Haia. A data mais provável é daqui a seis meses.

"Tenho certeza de que nossa prisão é muito melhor, e convido Milosevic para vir o mais rápido possível", ironizou ela. "Ele terá acomodações muito boas em nossa prisão."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca