Reuters
12/03/2002 - 19h43

Chile vai pedir extradição de líder do sequestro de Olivetto

da Reuters, em Santiago

A Justiça chilena deu início aos procedimentos para solicitar a extradição de Mauricio Hernández Norambuena, guerrilheiro preso no Brasil que participou de um atentado contra o ex-ditador Augusto Pinochet e fugiu de uma prisão de Santiago há seis anos, disse um juiz.

Norambuena foi preso em fevereiro pela polícia em São Paulo acusado de ser o líder do sequestro do publicitário Washington Olivetto.

O comandante do grupo guerrilheiro chileno Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR) é foragido da Justiça chilena desde 1996, quando fugiu de helicóptero de uma penitenciária de segurança máxima da capital.

"Iniciamos o processo interno que culminará em uma solicitação formal à Justiça brasileira para pedir a extradição de Mauricio Hernández Norambuena'', disse o juiz Lamberto Cisternas, que investiga o sequestrador.

A intenção chilena de repatriar o guerrilheiro esbarra na determinação do Brasil de julgá-lo pelo sequestro de Olivetto, a quem manteve refém por 53 dias.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Costa Leite, disse no mês passado que o governo brasileiro "não vai facilitar" a extradição de Norambuena e de seus supostos cúmplices.

Leia mais sobre o sequestro do publicitário Washington Olivetto
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca