Reuters
13/03/2002 - 19h14

Pesquisadores têm dúvidas quanto ao uso de células-tronco adultas

da Reuters, em Londres

Células-tronco adultas podem não ser capazes de se transformar em tipos diferentes de células e podem ter enganado cientistas pela fusão espontânea com células existentes, em vez de criar novas, disseram hoje duas equipes de cientistas.

Estas descobertas podem desafiar o uso de células-tronco adultas como tratamentos para diversas doenças e põe em dúvida estudos que mostram células-tronco adultas desenvolvidas em diferentes tecidos.

Em dois estudos publicados pela revista científica "Nature", pesquisadores na Escócia e nos Estados Unidos mostraram que células-tronco adultas de medula óssea e do cérebro que foram cultivadas com células-tronco embrionárias em laboratório fundiram-se espontaneamente e criaram células embrionárias.

"Isso sugere uma necessidade de precaução com relação ao uso terapêutico de células-tronco de tecido adulto", disse Austin Smith, da Universidade de Edinburgh, que conduziu um dos estudos.

"Se eles apenas fazem outros tecidos pela fusão de células existentes em vez de produzir novas células, sua utilidade para o reparo de tecido e medicina regenerativa seria muito limitada", acrescentou.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca