Reuters
13/03/2002 - 19h49

Xis diz que não descarta a chance de voltar para "Casa dos Artistas"

da REuters, em São Paulo

"Não sei", foi o que respondeu o rapper Xis ao ser questionado se voltaria para "Casa dos Artistas 2" em uma entrevista coletiva na quarta-feira, em São Paulo, sua primeira entrevista desde que deixou o programa do SBT.

Xis saiu da casa em protesto contra a mudança de regras feita por Silvio Santos no domingo, quando o apresentador colocou dois novos participantes no "reality show", a atriz Carola Oliveira e o lutador de jiu-jitsu Vitor Belfort.

O rapper, que abandonou o programa na última segunda-feira, disse que ainda não foi procurado pela emissora para retornar à casa, mas não descartou a possibilidade, sobretudo depois que soube que Carola também havia saído da série.

"Eu ia acabar batendo nela", confessou Xis. "Nós éramos os dois extremos. O Vitor era um presente para a Joana (Prado, a Feiticeira) e ela estava ali para competir contra o Xis."

O rapper contou que não sabia quem era Carola quando ela chegou à casa no domingo. "Entendi que o nome dela era Carlota. Daí a Suzana (Alves, a Tiazinha), desacreditando na parada, me contou que era a ex-mulher do Chiquinho Scarpa. Daí queimou. Não fui com a dela."

E apesar dessa falta de sintonia com Carola, Xis afirmou que teria saído da casa independentemente de quem fossem os novos participantes.

"Acho que tudo bem se aquelas pessoas fossem lá passar uma semana, mas é injusto elas entrarem ali para competir de igual para igual com a gente, que já estava lá havia 21 dias", contestou o cantor. "É como estar no sexto assalto de uma luta de boxe e o juiz colocar outro adversário para lutar contra você."

Vitor, porém, deveria ter ido para a casa logo no começo do programa, segundo Xis. "Ele é gente boa e teria sido mais uma referência para o Xis, teria aberto mais espaço para eu cantar o meu rap...Ele é engraçado", explicou o cantor.

Xis disse que desde o início estava se sentindo deslocado não apenas por ser o único negro, mas porque todas as outras pessoas já tinham tido algum contato ou relacionamento anteriormente.

"Todo mundo ali já se conhecia ou pertencia aos mesmos meios. Eu não era de meio nenhum", afirmou. "Daí, quando eu pisco, respiro, penso 'bom, será que eu vou dormir mais, dormir menos', entram aqueles dois. Eu fiquei triste de precisar ter pedido para sair, mas se ficasse não estaria sendo verdadeiro comigo mesmo."

Para Xis, além do ator André Gonçalves, com quem teve mais afinidade por terem "coisas e conhecerem pessoas em comum", a mais legal da casa é Joana Prado.

O rapper também não se arrepende da briga com a apresentadora Mariana Kupfer. "Ela só fala de Oscar Freire (rua de São Paulo famosa pelas lojas de grife), restaurante e depois chora porque a vida dela é uma droga...O Mário (Velloso) tem muito mais dinheiro do que ela e é um cara super...Dá para ver que ela faz umas coisas só para ser da turma", contou.

O cantor disse que teria se sentido mais à vontade se houvesse outros negros no programa. "Eu até poderia brigar com a pessoa, mas teria alguém para discutir a questão do racismo. Numa casa com 11 brancos, não tinha gancho para abordar esses assuntos, falar da cultura hip hop."

"E eu não tinha muito a ver com aquelas pessoas. Os caras malhavam o dia todo, tomavam shake o dia todo. Eu não queria acordar e puxar ferro porque eu não faço na minha casa."

Segundo Xis, sua ida para "Casa dos Artistas" não visou o dinheiro nem a fama, mas sim a vontade de representar a comunidade negra e abrir espaço para que afro-brasileiros fossem vistos mais frequentemente comandando programas de televisão e na mídia em geral.

"Claro que o dinheiro é bom, mas não é isso que iria salvar a minha vida ou trazer de volta as coisas que eu gostaria de ter outra vez", afirmou o rapper. "Queria virar uma referência, ajudar a molecada da periferia a perder a vergonha do cabelo black e dar algo para os negros se identificarem na TV."

Xis recebeu R$ 20 mil quando assinou contrato com SBT no ano passado, e afirmou que o dinheiro já foi gasto na produção de um novo disco, "DaBanditis", feito parceria com outros amigos do hip hop. Ele deveria receber mais R$ 100 mil quando fosse eliminado, mas ao desistir do programa perdeu o direito ao restante do cachê.

O rapper disse ainda que seus amigos ficaram chateados com a sua saída da casa. "Eu tinha virado diversão. Um camarada ligou e falou 'pô, o que eu vou fazer agora no domingo?'".

"Talvez eu tenha sido precipitado em sair, mas se tivesse esperado um, dois ou três dias, não iria mais ter argumento", explicou Xis.

"O lance eram as regras que tinham mudado. Mas eu tava saindo pelos meus motivos, tanto que aconselhei o André a ficar... Ele é ator, vai se dar bem com aquela exposição e acho que ele tem chance de ganhar. Torço por ele."

Leia mais notícias sobre "Casa dos Artistas"

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca