Reuters
14/03/2002 - 18h07

"Dia de Treinamento", com Denzel Washington, difama polícia

da Reuters, em Hollywood

A atuação carismática e despreocupada de Denzel Washington é o ponto alto de "Dia de Treinamento", estréia desta sexta-feira, um filme duro que consegue sujar ainda mais a reputação da polícia de Los Angeles.

Um estudo sombrio da corrupção policial, o filme oferece perigo e mottivações sinistras a cada instante, além de ação, comportamento de risco e sedução violenta suficiente para garantir ótimas bilheterias.

A história é um passeio voyeur e bem-feito pelo lado dos vilões, na companhia de um detetive totalmente corrupto que trabalha para o departamento de narcóticos e que, no primeiro dia de treinamento de um recruta, procura chantageá-lo e obrigá-lo a entrar em seu esquema.

Terceiro trabalho do ex-mago do vídeo Antoine Fuqua, "Dia de Treinamento" se mostra melhor quando se concentra nas tensões provocadas constantemente pelo sargento Alonzo Harris (Denzel Washington) no roteiro de David Ayer, principalmente com o policial novato Jake Hoyt (Ethan Hawk).

Alonzo, um sujeito intimidador e que gosta de se gabar, se mostra como o policial que sabe tudo sobre as ruas e fica tão à vontade com as altas esferas do poder de Los Angeles quanto com criminosos e membros de gangues.

Enquanto leva Jake Hoyt em suas rondas, o detetive muda de humor e tática a todo instante, assustando, ameaçando, desafiando e ridicularizando o novato, que tenta se tornar o sexto integrante do esquadrão de elite de combate às drogas chefiado por Alonzo.

O detetive convence o novato a fumar uma droga que apreendeu de alguns estudantes, avisando seu potencial parceiro de que os policiais que trabalham com narcóticos precisam conhecer aquilo que combatem.

Quando Jake está totalmente chapado, Alonzo lhe oferece cerveja, expressando sua filosofia de que a humanidade é composta de ovelhas e lobos, e que "é preciso ser um lobo para conseguir pegar outro lobo".

Mais tarde, eles vão a um caro restaurante, onde Alonzo garante a três vereadores importantes que pode cuidar do problema em que se meteu com a máfia russa de Las Vegas.

Desse momento em diante, o filme é todo sobre a corrupção de Alonzo, da qual o espectador já estava cada vez mais desconfiado, e a armadilha que ele vem preparando para Jake desde o início.

O que faz o filme valer a pena é a maneira como Denzel Washington representa seu papel. Ele parece estar curtindo a primeira vez em que representa um personagem realmente mau, se bem que seja excepcionalmente inteligente e demore a revelar quem realmente é: um policial absolutamente corrupto e ansioso por encontrar novos candidatos a ingressar em seu "clube".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca