Reuters
23/03/2002 - 09h56

Volta de ex-rei ao Afeganistão é adiada para abril

da Reuters, em Roma

A volta para casa de Zahir Shah, 87, ex-rei do Afeganistão, marcada para segunda-feira (25), foi adiada para abril, disse hoje uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Reuters - 1.out.2001
Zahir Shah, ex-rei do Afeganistão
A fonte não soube informar a razão do adiamento, mas uma autoridade governamental afirmou no início desta semana que havia sérias preocupações com a segurança do rei durante o vôo de volta a Cabul, após o ex-monarca ter recebido ameaças.

Zahir Shah vive exilado na Itália desde que perdeu o poder em um golpe em 1973. O ex-rei deverá voltar a Cabul como um "cidadão comum", uma figura cujos seguidores acreditam que será capaz de unir grupos étnicos rivais.

Essa é a segunda vez que a viagem de retorno do ex-rei afegão atrasa. Inicialmente, a intenção de Zahir Shah era voltar ao país no último dia 21, data das festas do Ano Novo afegão.

Zahir Shah, que não exclui a possibilidade de voltar a reinar "se o povo desejar", planeja inagurar em julho a Loya Jirga, assembléia dos chefes tribais que deverá eleger um governo de transição.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca