Reuters
25/03/2002 - 15h47

Nova Zelândia celebra prêmios Oscar de "Senhor dos Anéis"

da Reuters, na Nova Zelândia

A Nova Zelândia celebrou os quatro prêmios Oscar dados ao filme produzido no país, "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel", hoje, sem se importar com o fato de o filme não ter conseguido premiações nas categorias máximas.

Milhares de pessoas se reuniram para assistir a cerimônia do Oscar.

"O Senhor dos Anéis" ficou com quatro prêmios: trilha sonora original, efeitos visuais, fotografia e maquiagem -mas perdeu para "Uma Mente Brilhante" em melhor direção e melhor filme.

O país logo declarou a vitória cinematográfica. O primeiro-ministro e a ministra das Artes, Helen Clark, declararam segunda-feira um "dia comemorativo".

"Os prêmios de hoje são mais uma ilustração da capacidade e profissionalismo da indústria cinematográfica da Nova Zelândia", disse Clark em comunicado.

Um bar de Wellington decorado com bexigas douradas deu uma festa com membros do elenco de "Senhor dos Anéis". Os atores se mostraram satisfeitos com as premiações.

"Conseguir os prêmios de efeitos visuais e de maquiagem foi incrível, algo que realmente sempre quisemos", disse o co-produtor do filme Jamie Selkirk, em entrevista à TV.

O Cinema Embassy, de Wellington, onde ocorreu a estréia do filme, abrigou uma festa para várias centenas de pessoas entusiasmadas durante o Oscar.

A trilogia do "Senhor dos Anéis" -uma fábula sobre a luta entre o bem e o mal com hobbits, elfos, magos e orcas- foi filmado em mais de 40 locações na Nova Zelândia e dirigido pelo neo-zelandês Peter Jackson. Os dois filmes restantes estão em pós-produção na Nova Zelândia.

"Coloca-nos no mapa internacional, no alto da escada em termos de um projeto criativamente dirigido por nós'', disse a executiva-chefe da Comissão de Cinema da Nova Zelândia, Ruth Harley. "Não poderia ser melhor''.

CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES

Leia mais notícias sobre o Oscar 2002
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca