Reuters
25/03/2002 - 19h23

"Reality show" musical será a nova atração da Globo

da Reuters, no Rio

A frase eternizada "Na TV nada se cria, tudo se copia", do apresentador Chacrinha, vem se mostrando cada vez mais atual.

O tradicional concurso de calouros retorna em formato de "reality show", que irá estrear nas programações da Globo e do SBT.

Depois de trocarem acusações de plágio entre "Casa dos Artistas" e "Big Brother Brasil", as emissoras vão resgatar o velho concurso de calouros, receita requentada pelo veterano Raul Gil, que aumentou o Ibope da rede Record, derrotando as duas redes.

Em reunião nesta segunda-feira na rede Globo, ficou decidido que a atração entrará no ar ainda neste semestre. Segundo o diretor de núcleo Luís Gleiser, o formato vai ser diferente dos atuais, embora a fórmula tenha sido comprada da holandesa Endemol, a mesma do "Big Brother".

"Será um reality show do bem... As pessoas vão lutar, mas não para derrubar as outras, mas sim para superar suas limitações", disse Gleiser.

Mesmo antes do anúncio oficial, a produção já vem recebendo fitas de candidatos. "Estamos procurando voz e carisma em estado razoavelmente bruto", disse Gleiser.

Os candidatos serão confinados em uma Academia de Música nos estúdios da Globo no Rio.

No local terão aulas, ensaios e vão receber dicas de astros da música. Diferentemente do "BBB", os participantes vão ser monitorados somente das 9h às 21h. "Não vamos invadir a privacidade dos concorrentes. As câmeras não vão ficar ligadas à noite", garantiu o diretor.

Seis jurados vão avaliar os desempenhos dos candidatos e escolher quatro para a eliminação. Desses um será resgatado pelos professores, outro pelos companheiros e dois sobram para o "paredão". Da dupla, vai se manter no programa quem realizar o melhor espetáculo, que será realizado ao vivo nos finais de semana, sendo que um deles será eliminado pela votação do público.

Gleiser aposta que a "Operação Talento" pode ser um caminho para oxigenação da MPB. Acha que diferente do festival realizado pela Rede Globo em 2000, o "reality show" vai ter maior repercussão, pois vai interagir com o público.

Entusiasmada com a excelente vendagem dos finalistas do "Programa Raul Gil", da Record, a gravadora Som Livre, da Globo, vai produzir os CDs da "Operação Talento".


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