Reuters
26/03/2002 - 11h36

Suplementos com kava-kava podem fazer mal ao fígado, diz FDA

da Reuters, em Washington

A erva kava-kava, bastante usada em suplementos nutricionais e supostamente com propriedades de relaxamento, pode estar associada a casos raros de um sério problema no fígado, alertaram autoridades norte-americanas ontem.

A Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que regula alimentos e remédios, disse que, embora não tenha confirmado os problemas no fígado ligados à erva, os consumidores deveriam estar cientes do potencial risco da kava-kava.

A FDA afirmou que recebeu um relatório de uma jovem que era saudável antes de tomar o produto e acabou se submetendo a um transplante de fígado. Além disso, o órgão recebeu outras informações de problemas hepáticos em pessoas que usavam a kava.

Fora dos EUA, o consumo de kava-kava foi relacionado a 25 registros de distúrbios no fígado, incluindo hepatite, cirrose e insuficiência hepática. Canadá, Alemanha, Suíça, França e Reino Unido tomaram medidas que variam de alertas à retirada dos produtos com kava do comércio.

"A FDA vai continuar investigando a relação, se houver, entre o uso de suplementos nutricionais com kava e problemas hepáticos", disse o órgão, acrescentando que comunicaria os consumidores à medida que tivesse mais informações.

Pacientes que têm problemas no fígado ou tomam remédios que possam afetar o órgão deveriam consultar um médico antes de consumir os produtos com kava, recomendou a FDA.

Além disso, pessoas que já usam este produto devem procurar um médico se notarem qualquer sinal de distúrbio hepático, como amarelamento da pele, olhos brancos e urina amarronzada. Outros sintomas podem incluir náusea, vômito, cansaço, fraqueza, fezes mais claras, dor abdominal e perda de apetite.

O Centro para Ciência no Interesse Público, um grupo de defesa dos consumidores, declarou estar satisfeito com a ação da FDA, acrescentando que os consumidores deveriam usar a erva apenas em caso de recomendação médica.

A kava-kava é encontrada nas ilhas do Pacífico Sul, onde é servida em uma bebida tradicional. A planta é bastante usada em suplementos nutricionais para uma série de fins, incluindo relaxamento, tratamento da insônia e sintomas da menopausa.


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca