Reuters
26/03/2002 - 17h51

Ator de filme argentino lamenta por não ter levado o Oscar

da Reuters, em Buenos Aires

O protagonista de "O Filho da Noiva" lamentou, ontem, que a produção argentina tenha perdido o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o que levaria um pouco de alegria ao povo daquele país, angustiado por uma terrível crise econômica.

"Peço humildemente perdão por não ter trazido uma alegria, mas chegamos até onde podíamos", disse o ator Ricardo Darín a uma emissora local. O filme perdeu para o bósnio "Terra de Ninguém".

No longa-metragem, Darín interpreta um quarentão que reencontra seu pai (Héctor Alterio), a quem ajuda a realizar o sonho de sua mãe (Norma Aleandro), que sofre do mal de Alzheimer: casar-se na igreja mesmo depois de 40 anos de união.

Através de uma história de amor, o filme reflete a crise econômica atravessada pela Argentina, onde metade dos habitantes vive em pobreza e 18,3% na população economicamente ativa está sem trabalho.

"Sabíamos que era muito difícil ganhar da produção bósnia. Tudo bem, as premiações são assim, precisamos saber perder'', disse Darín.

O ator confessou ainda que estar na entrega do Oscar foi "uma experiência única, inédita e muito difícil de se repetir. Uma coisa muito agradável para nós foi que sempre quando cruzávamos com pessoas que haviam assistido ao filme elas teciam comentários muito elogiosos''.

O vencedor na categoria, "Terra de Ninguém'', do diretor nascido em Sarajevo Danis Tanovic, conta a história tragicômica de três soldados, dois sérvios e um muçulmano, presos em uma trincheira durante a guerra de Bósnia.

CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES

Leia mais notícias sobre o Oscar 2002
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca