Reuters
26/03/2002 - 19h15

Empresa processa Microsoft por violação de patente nos EUA

da Reuters, em Seattle (EUA)

A Network Commerce, empresa norte-americana que desenvolve ferramentas de comércio na internet e serviços, está processando a Microsoft alegando violação de patente de um software para comércio eletrônico.

A empresa, cujo principal executivo é um ex-empregado da Microsoft, afirma deter os direitos sobre uma tecnologia de transações on-line que usa servidores separados e coordena o download de software, música e vídeo através da internet.

O processo, iniciado no tribunal distrital de Seattle, é similar a uma ação movida pela própria Network Commerce contra a empresa de tecnologia digital de música Liquid Audio em dezembro do ano passado.

"Nós acreditamos que a Microsoft infringe nossa tecnologia patenteada em vários de seus produtos, incluindo o sistema operacional Windows e os produtos de mídia", disse em comunicado o presidente-executivo da Network Commerce, Dwayne Walker.

Uma porta-voz da empresa disse que o julgamento está previsto para setembro de 2003.

Walker, que trabalhou na Microsoft entre 1989 e 1996 e ocupou vários cargos gerenciais, disse que espera alcançar um acordo, algo em torno de licenciamento, com sua ex-empregadora.

"Eu sou grato pelos anos que passei na Microsoft. Continuo a ser acionista e fã da companhia. Mas isso não muda minha obrigação de defender os direitos da Network Commerce por sua inovadora propriedade intelectual", disse Walker.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca