Reuters
27/03/2002 - 14h17

Vodafone quer combater celulares i-mode na Europa

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

A operadora britânica de telecomunicações Vodafone vai reformar seu portal na internet para lidar com a ameaça do lançamento do i-mode, sistema da operadora japonesa NTT DoCoMo, na Europa.

A Vodafone vai revelar em breve planos para uma versão mais rápida e mais bonita do portal Vivazzi. A empresa está fazendo acordos junto a novos parceiros, alguns dos quais fornecem conteúdo de notícias e entretenimento para o i-mode, que está sendo oferecido pela KPN Telecom e pela operadora japonesa na Alemanha e na Holanda.

'A Vodafone quer impedir que seus clientes desistam do WAP em detrimento do mais atraente i-mode, que é oferecido exclusivamente pela KPN Mobile", disse uma fonte a par das medidas da companhia.

O novo serviço Vizzavi poderá ser construído com uma tecnologia que se parece com a do i-mode, que tem mais de 30 milhões de assinantes no Japão. Diferentemente da internet móvel baseada em texto da Europa hoje, que é construída em cima do WAP (Protocolo de Aplicativo Sem Fio, na sigla em inglês), o serviço atualizado vai se parecer mais com sites comuns.

O WAP vem sendo uma grande decepção. Praticamente não gerou receita para as operadoras, se comparado com as populares mensagens de texto, o SMS.

A Vodafone confirmou que está trabalhando em uma reformulação de seu portal Vizzavi, no qual é parceira do grupo de mídia francês Vivendi. Mas a Vodafone preferiu não dar detalhes.

O novo serviço será provavelmente construído na linguagem HTML, que é usada na internet, o que tornará o produto da Vodafone bem semelhante ao i-mode. Ainda não está claro se serão necessários novos aparelhos celulares para acessar o serviço, que deverá ser lançado ainda este ano.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca