Reuters
27/03/2002 - 19h05

Jornal árabe diz ter recebido e-mail de Bin Laden

da Reuters, em Londres

Um jornal árabe disse hoje que recebeu um e-mail de Osama bin Laden atacando o plano de paz proposto pela Arábia Saudita para o Oriente Médio e conclamando os muçulmanos a se rebelarem contra seus líderes.

Abdel-Bari Atwan, editor do jornal com sede em Londres, Al-Quds Al-Arabi, que encontrou Bin Laden em 1996, disse acreditar que o e-mail "muito provavelmente" é genuíno.

Segundo Atwan, o email corresponde ao estilo e à linguagem de outras declarações de Bin Laden e de seu grupo Al Qaeda recebidas pelo jornal no passado.

O e-mail não dá nenhuma indicação do paradeiro de Bin Laden, acusado pelos ataques de 11 de setembro em Nova York e Washington, e procurado há meses pelas forças norte-americanas em suas antigas bases nas cavernas do Afeganistão.

Intitulado "Declaração de xeque Osama bin Laden sobre a iniciativa do príncipe Abdullah", o texto critica a iniciativa de paz apresentada hoje pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, na cúpula da Liga Árabe em Beirute.

A iniciativa oferece a normalização das relações de países árabes com Israel em troca da retirada completa dos israelenses das terras árabes ocupadas em 1967.

A suposta declaração de Bin Laden diz que a proposta do príncipe Abdullah é "um plano sionista-americano em roupas sauditas".

Além disso, o texto também elogia os ataques palestinos contra Israel assim como os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. Segundo o e-mail, o povo israelense não tem escapatória diante dos "corpos que explodem, fazendo-os sentir o gosto da morte e confrontando-os com o terror".

Paquistão
O governo do Paquistão disse hoje ter certeza que Bin Laden e o mulá Omar, líder do Taleban, não estão no país. O ministro do Interior Moinuddin Haide disse que o Paquistão tem bom controle da fronteira com o Afeganistão e boa cooperação com líderes tribais da região.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca