Reuters
28/03/2002 - 15h38

Negociação com EUA sobre sanções no Iraque avança, diz Rússia

da Reuters, em Moscou

A Rússia anunciou hoje o avanço das negociações com os Estados Unidos sobre a revisão das sanções impostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Iraque.

Segundo o governo russo, a postura conjunta dos dois países precisava apenas ser finalizada junto ao Conselho de Segurança da ONU.

Depois de dois dias de consultas entre especialistas norte-americanos e russos sobre a revisão das sanções, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou: "Um progresso significativo foi atingido na elaboração dos parâmetros básicos do futuro programa".

Segundo a chancelaria, os documentos seriam agora enviados para todos os membros do conselho de segurança a fim de que as resoluções apropriadas sejam adotadas.

Os dois lados negociavam a elaboração de uma nova "lista de produtos" que não podem ser exportados para o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.

O Iraque, que possui uma boa relação comercial com a Rússia, encontra-se sob sanção da ONU desde 1990, quando invadiu o Kuait.

A Rússia e os EUA concordaram que a lista revista de produtos proibidos -parte das medidas para facilitar a entrada de material civil no país e para tornar mais difícil a importação de equipamentos militares- ficaria pronta até o final de maio.

Os itens que não constam da lista, porém, podem chegar ao Iraque sem a aprovação do conselho de segurança caso o envio seja autorizado por autoridades da ONU envolvidas com o programa humanitário "petróleo-por-comida".

Não foram divulgados mais detalhes sobre o acordo entre os EUA e a Rússia.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca