Reuters
14/05/2001 - 16h41

Júri da Flórida decide destino de garoto homicida

da Reuters, em West Palm Beach (EUA)

Um procurador pediu hoje a um júri da Flórida que considere culpado de assassinato doloso um menino de 14 anos, que descreveu como um jovem "guiado pelo inferno", por ter matado um dos seus professores favoritos com um tiro na testa.

Mas os advogados de Nathaniel Brazill pediram aos jurados que dêem a ele crédito por ter tido a coragem de se submeter ao julgamento e dizer a verdade sobre como ele assassinou Barry Grunow, 35, seu professor na Lake Worth Middle School.

Brazill, que tinha então 13 anos, está sendo julgado como adulto, o que provocou protestos nos Estados Unidos. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.

Nos seus argumentos finais, o procurador Marc Shiner disse que Brazill ficou furioso por ter sido expulso de classe no último dia do ano letivo, porque estava jogando bexigas com água. Ele voltou para escola com uma pistola calibre 25 e disparou contra Grunow quando o professor se recusou a deixá-lo conversar com duas colegas que estavam na classe.

Tentando evitar a prisão perpétua para seu cliente, o advogado Robert Udell disse ao júri que Brazill foi responsável pela morte de Grunow, mas não tinha essa intenção.

O crime aconteceu no último 26 de maio e foi mais um dos incidentes de violência envolvendo estudantes norte-americanos nos últimos anos. A chacina da escola Columbine, em 1999, deixou 15 mortos.

Segundo a Anistia Internacional, condenar alguém tão jovem à prisão perpétua viola todas as leis internacionais. Esse é o segundo julgamento na Flórida em poucos meses que gera a mesma polêmica. Em março, Lionel Tate, 14, foi condenado à prisão perpétua por ter matado uma menina de 6 anos.

Os jurados também podem considerá-lo um assassino culposo, o que reduz sensivelmente a pena. Mas ele sofre uma agravante por ter apontado a arma para outro professor.

Udelll disse que Brazill não tinha noção das consequências dos seus atos. "Eles (meninos de 13 anos) não conseguem pensar além de dez minutos. Esse é seu horizonte. Dez minutos''.

O júri deve tomar uma decisão na noite de hoje.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca