Reuters
04/04/2002 - 12h55

Centenas são detidos no Afeganistão após tentativa de golpe

da Reuters, em Cabul

Autoridades afegãs disseram hoje terem impedido um golpe de Estado para tirar do poder o líder interino do país, Hamid Karzai, por meio de uma campanha de atentados e ataques contra as forças de paz internacionais.

O chefe da polícia de Cabul [capital afegã], Deen Mohammad Jurat, responsabilizou pela tentativa de golpe o ex-primeiro-ministro Gulbuddin Hekmatyar, chefe do grupo islâmico extremista Hezb-e-Islami, apoiado no passado pelos Estados Unidos.

Várias centenas de pessoas foram detidas nos últimos dias.

"Eles planejavam realizar atos destrutivos como ataques a bomba contra áreas de Cabul e investidas contra as forças de paz", afirmou Jurat.



Segundo o chefe de polícia, Sabawon, cunhado de Hekmatyar, encontrava-se entre os detidos nas operações, durante as quais acharam-se vários depósitos de armas a serem usadas no golpe.

Jurat descreveu Hekmatyar como um aliado do Taleban, derrubado do poder no ano passado. O golpe visaria a destruir o atual governo afegão, que conta com o apoio do Ocidente, e a ressuscitar a administração do Taleban.

O chefe de polícia também afirmou que os golpistas pretendiam assassinar o ex-rei Zahir Shah, cuja volta para o Afeganistão é esperada há várias semanas.

O plano do golpe passava por uma campanha de ataques a bomba para atrapalhar a realização, em junho, de uma Loya Jirga [grande conselho tribal], que deve decidir sobre o futuro do país.

O paradeiro de Hekmatyar, que fugiu para o Irã depois de o Taleban ter subido ao poder, em 1996, é desconhecido.

O Irã fechou os escritórios dele em Teerã [capital iraniana] no começo deste ano e há relatos de que Hekmatyar tivesse voltado para o Afeganistão.

Durante a ocupação soviética do território afegão, os EUA enviaram centenas de milhões de dólares em armas pelo Paquistão para Hekmatyar.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca