Reuters
04/04/2002 - 15h01

Netforce amplia esforços contra fraudes na internet

da Reuters, em Seattle (EUA)

A Internet Enforcement Task Force —organização também conhecida como Netforce— está ampliando seus esforços para combater fraudes e e-mails não solicitados na internet.

Criada pela FTC (comissão federal de comércio dos EUA, a NetForce está tomando ações legais em quatro novos casos de fraude. A entidade disse também que já tratou de 63 casos e enviou mais de 500 cartas para remetentes de spams.

Um dos casos é o do professor de matemática Peter Fulton, que investiu num tratamento que prometia curar um câncer irreversível de pâncreas que vitimava sua mulher. O tratamento, anunciado na internet, não fez qualquer efeito e sua esposa morreu em 1999.

"O ciberespaço traz oportunidades maravilhosas, mas já aprendemos que também é um lugar perigoso para quem é imprudente", afirmou Christine Gregoire, procuradora do Estado de Washington.

Uma das quatro ações movidas pela FTC pretende fechar permanentemente o site do centro de tratamento de câncer. Segundo Gregoire, o site já foi fechado provisoriamente.

Outros dois casos visam correntes de emails e um site de venda de CDs que às vezes falha em entregar os produtos e depois não faz o reembolso. O quarto caso é confidencial.

"Não permitiremos que a internet seja usada para promover golpes", disse Gregoire, dizendo que a cooperação com outros Estados será necessária para impedir as fraudes.

Charles Harwood, diretor do escritório de Seattle da FTC, disse que a agência estava tentando educar os usuários sobre os riscos dos emails e sites que prometem resultados e benefícios milagrosos.

O diretor disse que os usuários já encaminharam, nos últimos dois anos, mais de 10 milhões de spams, muitos deles fraudulentos e enganosos.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca