Reuters
04/04/2002 - 21h43

Austrália vai liberar pesquisas somente com embriões já criados

da Reuters

A Austrália irá adotar uma política intermediária com relação às pesquisas envolvendo as cobiçadas células provenientes de embriões. Nem tão restritiva quanto a americana, que só permite uso de células já cultivadas em laboratório, nem tão liberal quanto a britânica _um "vale tudo".

A decisão australiana é de permitir que os embriões já existentes possam ser utilizados para estudos, mas proibir a criação de novos só para esse fim.

A política do primeiro-ministro John Howard quer banir a clonagem humana e a criação de embriões para pesquisa com células-tronco (aquelas que podem se transformar em qualquer tipo de tecido), mas permitir o uso em pesquisas do atual estoque de embriões criados para fertilização.

Apesar de a política ter recebido aprovação da indústria, que temia êxodo de cientistas caso a pesquisa fosse banida, líderes dos seis Estados australianos ameaçam desafiar a norma e permitir uso de embriões criados futuramente.

Howard disse que o uso das células-tronco deve ser regulamentado até o fim de junho. A política deve ser revista em três anos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca