Reuters
05/04/2002 - 11h34

Afegãos menosprezam tentativa de golpe e irritam forças de paz

da Reuters, em Cabul

A população afegã negou hoje o alarme detonado por uma suposta tentativa de golpe no país, mas a força de paz internacional sediada em Cabul mostrou-se contrariada pelo fato de não ter sido informada sobre a ameaça.

No momento em que o Taleban e a rede Al Qaeda ofereciam uma recompensa pela cabeça dos integrantes da força, essa parecia ter ficado incomodada, quase brava, com o fato de ter sido deixada no escuro.

"Se houve um golpe, deveríamos ter sido informados", afirmou o tenente de vôo Tony Marshall, porta-voz britânico da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf).



Uma das principais missões da Isaf é proteger o líder interino do país, Hamid Karzai. Segundo Marshall, se tivesse havido ameaça à vida dele, "nosso apoio estaria presente".

Marshall afirmou que o general britânico sir John McColl, dirigente da Isaf, planejava encontrar-se com autoridades de Karzai para discutir por que as forças de paz não tinham sido informadas.

As autoridades afegãs disseram ontem ter impedido a execução de um plano para assassinar Karzai e o ex-rei Zahir Shah em uma campanha de atentados a bomba que atingiria também as tropas norte-americanas e as forças de paz presentes no Afeganistão. Várias pessoas foram detidas.

O chefe de polícia de Cabul, general Deen Mohammad Jurat, disse que o plano foi elaborado pelo líder fundamentalista islâmico Gulbuddin Hekmatyar em nome do Taleban, derrubado do poder na guerra lançada pelos EUA.

O major norte-americano Bryan Hilferty, porta-voz das forças multinacionais que enfrentam o Taleban e a Al Qaeda, disse hoje que panfletos com o oferecimento de recompensa pela morte de soldados estrangeiros circulavam na Província de Paktia. Hilferty não soube informar o montante das recompensas prometidas.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca