Reuters
05/04/2002 - 14h25

Peter Buck é inocentado da acusação de causar confusão em vôo

da Reuters, em Londres

O guitarrista Peter Buck, da banda de rock americana R.E.M., foi absolvido na sexta-feira da acusação de causar confusão sob o efeito de bebida alcoólica num vôo da British Airways.

O júri da Corte de Isleworth, em Londres, considerou o guitarrista inocente das acusações de embebedar-se num avião, agredir tripulantes e causar danos a bens pertencentes à companhia aérea britânica.

"Eu sou muito grato à corte, ao júri, aos meus advogados, à minha família e amigos que me deram força durante essa experiência", disse Buck em um comunicado lido por seu advogado Neil Blundell depois do veredicto.

"Estou obviamente aliviado por tudo isso ter acabado e mal posso esperar para voltar minhas atenções à minha família, banda e música".

Durante o julgamento, que durou três semanas, o tribunal ouviu que Buck, 45 anos, sob o efeito de álcool, apresentou comportamento desregrado na primeira classe de um vôo da BA que decolou de Seattle para Londres. O músico se apresentaria num concerto diante de Nelson Mandela, em abril do ano passado.

A promotoria acusou o guitarrista de tomar 15 copos de vinho, derrubar um carrinho de bebidas, agredir dois tripulantes, tentar abrir a porta de emergência da aeronave e esconder uma faca na manga.

Diversas celebridades do mundo musical e do rock se apresentaram para depor a favor de Buck, dizendo ao tribunal que um comportamento como o descrito seria totalmente inusitado para o músico.

O vocalista do R.E.M., Michael Stipe, disse ao tribunal que Buck é "bondoso e gentil", o paradigma do "cavalheiro sulista".

Bono, do U2, afirmou que o amigo é um homem "de paz" que prefere passar tempo com seus filhos a viver uma vida agitada. "Eu nunca o vi embriagado. Absolutamente nunca o vi usando drogas", disse Bono.

O R.E.M. já vendeu cerca de 40 milhões de álbuns em todo o mundo.

Depois de ser preso no aeroporto de Heathrow, em Londres, no ano passado, Buck divulgou um comunicado dizendo: "Sinto muito pelo incidente e, é claro, estou muito constrangido com tudo isso".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca