Reuters
14/05/2001 - 18h18

Guerrilhas albanesas desafiam Exércitos sérvio e macedônio

da Reuters, em Skopje

Conflitos entre rebeldes de etnia albanesa e tropas iugoslavas se intensificaram hoje no sul da Sérvia, enquanto forças macedônias suspenderam o ataque para que civis pudessem deixar áreas ocupadas pelos rebeldes.

Um confronto assolou o vilarejo sérvio de Oraovica, dominado por rebeldes no fim de semana. Várias casas foram incendiadas e foram disparados morteiros e armas de infantaria.

Forças de segurança iugoslavas afirmaram ter cercado os guerrilheiros em Oraovica, pedindo que eles baixassem suas armas e que civis deixasse o vilarejo. Os rebeldes, no entanto, afirmaram que eles é que cercaram soldados sérvios.

Três soldados do Exército iugoslavo ficaram feridos em confrontos mais ao norte, perto da cidade de Vranje, no vale Presevo, criando uma crise ao longo da fronteira leste de Kosovo até 50 quilômetros na fronteira norte da Macedônia.

A tensão aumentou na área de Presevo quando a Otan, a aliança militar do Ocidente, preparava-se para autorizar forças iugoslavas a retomar o controle de uma zona de segurança estabelecida após a guerra de Kosovo de 1999.

Consciente do risco de confrontos, mas determinada a não se curvar à ameaça dos guerrilheiros, a aliança tomou a decisão na tarde de hoje. A devolução da área foi marcada para 24 de maio, segundo os oficiais.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca