Reuters
08/04/2002 - 10h05

Foguetes atingem bairro de Cabul

da Reuters, em Cabul

Dois foguetes atingiram um bairro de classe média de Cabul [capital do Afeganistão], hoje, um dia depois de membros das forças de paz internacionais terem sido alvo de um ataque semelhante na cidade.

Segundo moradores da capital, dois foguetes atingiram o bairro de Pul-e-Charkhi. Não havia informações sobre vítimas ou danos provocados no ataque. A notícia sobre o incidente começou a circular pouco depois de o ministro da Defesa do país, Mohamad Fahim, ter sobrevivido a um atentado a bomba em Jalalabad [leste]. Na explosão morreram quatro civis.



As forças de paz encontraram mais foguetes que seriam disparados contra suas instalações em Cabul no que, segundo um porta-voz, era um plano para desestabilizar o país às vésperas da volta do ex-rei Zahir Shah e da realização de uma Loya Jirga, um grande conselho tribal que decidirá sobre o futuro do Afeganistão.

Quatro foguetes foram achados perto do local de onde dois outros haviam sido disparados contra uma instalação da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no domingo de manhã, afirmou um porta-voz da força.

Os foguetes apareceram poucos dias depois de autoridades afegãs terem prendido mais de cem pessoas supostamente envolvidas em uma tentativa de golpe fracassada.

A Isaf, que conta com cerca de 5.000 membros, também seria alvo dos ataques, cujo objetivo principal seria matar o líder interino no país, Hamid Karzai.

O tenente-coronel Neal Peckham, porta-voz da Isaf, afirmou que seis foguetes estavam um lançador grosseiro ligado a um dispositivo de tempo feito com um relógio de pulso. O aparato permitiu que os foguetes fossem disparados sem que ninguém estivesse no local.

Os dois foguetes explodiram a cerca de 200 metros de uma instalação da Isaf. Não houve vítimas nem foram registrados danos.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca