Reuters
08/04/2002 - 18h07

CBS fecha acordo com Sindicato dos Roteiristas e Redatores dos EUA

da Reuters, em Hollywood

O Sindicato de Roteiristas e Redatores dos Estados Unidos (Writers Guild of America, ou WGA) fechou um acordo, ainda não definitivo, com a rede norte-americana CBS, no domingo.

O contrato de trabalho, válido por três anos, cobrirá cerca de 400 funcionários do setor jornalístico.

O sindicato ainda terá que ratificar o acordo que foi selado na manhã em Nova York, após uma sessão de negociações que durou a noite inteira.

Por ele são cobertos redatores, editores e produtores, artistas gráficos e assistentes de redação em Nova York, Washington, Chicago e Los Angeles.

O WGA disse que o pacote prevê um aumento salarial global de 3%, aumento nos honorários de editores interinos e chefes assistentes de redação, e a inclusão automática de todos os funcionários temporários no plano de saúde e previdência do sindicato.

O acordo foi fechado dois dias depois de os funcionários aprovarem, por grande maioria de votos, a autorização para a convocação de greve.

A unidade - cuja última paralisação aconteceu em 1987 - vinha negociando com a CBS há cerca de um mês e, na semana passada, tinha prorrogado temporariamente o contrato atualmente em vigor.

O processo de ratificação do acordo deve levar cerca de um mês.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca