Reuters
14/05/2001 - 20h36

EUA declaram repúdio ao início da caça às baleias no Japão

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos expressaram hoje repúdio contra o início da temporada de caça à baleia por navios japoneses na norte do Oceano Pacífico. O país estuda sanções caso espécies ameaçadas de extinção sejam mortas.

"Novamente nós pedimos ao Japão para não pegarem baleias cachalotes e Bryde", disse o porta-voz do Departamento de Estado Richard Boucher, comentando o envio, na última quinta-feira, da frota japonesa para o norte do Pacífico.

O Japão poderia, "teoricamente", ordenar o retorno da frota, mas Boucher acrescentou: "Não estou contando muito com isso".

Boucher disse que os Estados Unidos e pelo menos outros 17 países se opõem ao reinício da caça às baleias cachalotes e Bryde por parte do país que é o maior consumidor de carne de baleia do mundo.

O presidente George W. Bush pode usar uma lei de 1978 para bloquear as importações japonesas em protesto contra a caça à baleia, de modo a não quebrar as regras estabelecidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio).

"Em primeiro lugar, gostaríamos de convencê-los a não caçar as baleias. Mas, se eles insistirem na caça, podemos estudar ações legais."

No ano passado, o presidente Bill Clinton ameaçou com a lei, mas decidiu depois não impor sanções comerciais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca