Reuters
10/04/2002 - 16h23

IBM lança campanha publicitária de US$ 350 milhões

da Reuters, em Nova York (EUA)

A IBM está lançando uma grande campanha publicitária, que, segundo a companhia, consumirá praticamente toda a verba destinada para propaganda no ano, ou seja, mais de US$ 350 milhões.

A campanha fará um paralelo entre o mundo dos negócios e o mundo dos esportes. "E-business é o jogo. Jogue para ganhar", diz o slogan. A edição da terça-feira do Wall Street Journal trouxe oito páginas inteiras com o material da IBM.

Os executivos da empresa disseram que os comerciais de televisão vão alavancar as vendas de softwares de servidores, serviços e produtos de armazenamento de dados —todos os principais negócios da companhia, exceto os computadores pessoais, que terão sua própria campanha.

Um porta-voz da IBM disse que não há relação entre o lançamento da campanha e o anúncio inesperado da companhia na última segunda-feira, dizendo que os resultados do trimestre serão piores do que os esperados pelo mercado.

A agência de publicidade responsável pela campanha é a Ogilvy & Mather Worldwide, do WPP Group, que há tempos produz peças bem-humoradas sobre produtos e serviços de alta tecnologia da IBM. A campanha de 1997 da empresa, feita pela Ogilvy, cunhou o termo e-business.

Uma pré-estréia da atual campanha já havia sido feita em janeiro, com o comercial "Basketball", onde o time "infra-estrutura" —formado pelos jogadores Mainframe, Middleware, Linux, PC e Firewall— enfrentava o adversário "crash" —escalado com Hacker, Vírus, Spike, Downtime e Spam.

"Usar a metáfora do esporte é ótimo para o mundo dos negócios", disse Lisa Baird, vice-presidente de publicidade da IBM, dizendo que o comercial do basquete, que contava com ex-astros da NBA interpretando personagens do mundo da informática, foi muito bem recebido pelos consumidores.
 

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