Reuters
11/04/2002 - 15h25

Gateway lança campanha contra lei antipirataria na internet

da Reuters, em Washington (EUA)

A fabricante de computadores Gateway lançou nos Estados Unidos uma campanha publicitária contra a lei de proteção de direitos autorais na internet, que quer impedir os usuários de copiar músicas e filmes gratuitamente.

A campanha de rádio e TV convida os usuários a visitar o site da Gateway para baixar músicas gratuitamente e saber mais sobre o debate em torno dos direitos de cópia na internet, que, até agora, tem estado restrito a advogados e lobistas de Washington.

Os telespectadores do programa NBC Nightly News e de seriados como "Dawson's Creek" verão o presidente-executivo da Gateway, Ted Waitt, convidando-os a ir ao site e baixar músicas como "Sundown", de Gordon Lightfoot, que é tocada no comercial.

"Gosta dessa música? Baixe-a gratuitamente no site Gateway.com. Grave depois num CD ou leve a música num 'player' de MP3. A Gateway apóia seu direito de ouvir música digital legalmente", diz o comercial.

A campanha publicitária quer discutir a lei apresentada pelo senador democrata Ernest Hollings, que quer acabar com a pirataria na web.

A lei tem o apoio das grandes gravadoras, que dizem que as conexões rápidas à internet, os gravadores de CD e os serviços de troca de arquivos como Napster, Morpheus e KaZaA derrubaram as vendas da indústria.

As empresas de tecnologia, por outro lado, dizem que a lei impedirá o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes. Para a Gateway, a proposta do senador Hollings poderá infringir os direitos do consumidor.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca