Reuters
11/04/2002 - 15h50

Ex-ministro iugoslavo tenta suicídio em frente a Parlamento

da Reuters, em Belgrado

O ex-ministro do Interior sérvio Vlajko Stojiljkovic, acusado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) para ex-Iugoslávia de crimes de guerra contra a humanidade, deu um tiro hoje na cabeça, na frente do Parlamento iugoslavo. Segundo um policial sérvio, Stojiljkovic ainda apresentava sinais de vida.

Stojiljkovic disparou o tiro horas depois da aprovação de uma lei de cooperação da Iugoslávia com o TPI para a entrega de suspeitos de crimes de guerra.

"Fui informado de que Stojiljkovic veio até a principal porta do Parlamento, conversou com um dos deputados [do Partido Socialista] por alguns minutos, pegou seu revólver e atirou na cabeça", disse o ministro do Interior iugoslavo, Zoran Zivkovic.

Stojiljkovic era uma das três autoridades do alto escalão do governo do ex-presidente Slobodan Milosevic indiciados junto com ele por crimes cometidos em Kosovo. Os três eram os maiores candidatos para uma possível transferência para o TPI, em Haia, na Holanda, após a aprovação da medida hoje.

O TPI deseja a extradição de 33 fugitivos. A maior parte deles estaria na Iugoslávia ou na república sérvia da Bósnia. Os mais procurados são os líderes servo-bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca