Reuters
11/04/2002 - 17h34

Yahoo! procura novas parcerias e aquisições na Europa

da Reuters, em Londres (Reino Unido)

O responsável pelas operações do Yahoo! na Europa afirmou hoje que a companhia está buscando novas aquisições, numa estratégia para reavivar seus negócios internacionais.

"Estamos em busca de parcerias e oportunidades de aquisição, desde que sejam apropriadas", disse Mark Opzoomer, diretor administrativo do Yahoo! Europe.

"Em geral, vamos nos centrar nos negócios pelos quais a matriz se interessou ao fazer parcerias e aquisições. Estamos interessados em acesso, no mercado de sites de emprego, e em sites de classificados", acrescentou.

O Yahoo! divulgou perdas trimestrais pela sexta vez consecutiva ontem, mas sua previsão para o ano é otimista: a estratégia de reduzir a dependência dos anunciantes e favorecer serviços por assinatura está começando a surtir resultados.

A empresa norte-americana teve perdas líquidas no primeiro trimestre de US$ 53,7 milhões, comparado com prejuízo líquido de US$ 11,5 milhões no ano anterior. O Yahoo! abriu na bolsa Nasdaq em US$ 16,86, uma baixa de mais de 11% em relação ao fechamento de quarta-feira. Analistas dizem que os papéis da empresa ainda estão caros demais.

O Yahoo! divulgou resultados domésticos que agradaram os analistas, mas seus negócios fora dos Estados Unidos ainda estão deixando a desejar. "Esperamos reduzir o prejuízo internacional pela metade este ano", disse a vice-presidente de finanças do Yahoo!, Susan Decker.

Quanto aos negócios da Europa, Opzoomer disse que não espera demissões, mas os gastos serão controlados rigorosamente. Os serviços baseados em tarifas e a patrocínio da Copa do Mundo de Futebol deverão ajudar a aumentar a receita da companhia, disse.

O Yahoo! Europe, depois de um 2000 promissor, foi mais uma vítima da explosão da bolha pontocom no ano passado, perdendo anunciantes para concorrentes como MSN, AOL e Wanadoo, na França, e T-Online, na Alemanha.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca