Reuters
15/04/2002 - 21h52

Britânicos aceitam melhor união do príncipe Charles e Camilla

da Reuters, em Londres

O povo britânico está encarando com menos restrições o casamento do herdeiro do trono, príncipe Charles, e sua namorada, Camilla Parker Bowles, conforme mostrou uma pesquisa divulgada hoje.

A pesquisa de opinião pública da rede de TV Channel Four revelou que 40% dos entrevistados aceita a idéia de ter Charles reinando o país tendo Camilla como esposa, mas não como rainha.

Houve um aumento de 6% na aceitação do casal em comparação com pesquisas similares feitas nos últimos dois anos.

Apenas 10% pesquisados se mostrou tolerante, segundo os números levantados logo após a morte da rainha-mãe. Mais da metade está feliz com a Casa de Windsor do jeito que está.

O casal tem, pouco a pouco, aparecido publicamente, e as pesquisas mostraram que a tática está dando resultados.

O biógrafo da família real Robert Lacey disse: "Eu acho que Charles e Camilla vão se casar e acredito que essas pesquisas são a essência disso."

O apoio à família real foi encorajada no último mês, quando mais de um milhão de pessoas participaram do cortejo do funeral da rainha-mãe. Milhares de súditos fizeram filas que duravam horas para dar o último adeus à matriarca de 101 anos. Camilla também esteve presente no funeral.

Os britânicos ficaram comovidos com a manifestação de pesar dos nobres, particularmente de Charles, o neto querido que chorou em público a morte da avó.

Tal atitude foi um contraste com aquela vista depois do falecimento da princesa Diana em um acidente de carro em Paris, em 1997.

Diana, certa vez, disse a respeito de Camilla: "Eram três pessoas neste casamento. Era muita gente." Ela culpou Parker Bowles e os paparazzi pelo fim de seu casamento, que começou com uma cerimônia de conto de fadas e acabou em crises. Charles ficou com o papel de vilão na batalha amarga que protagonizaram.

Depois de anos de tentativa de se esconder das lentes dos paparazzi, Charles e Camilla finalmente apareceram em público juntos pela primeira vez em janeiro de 1999.

Assim que o casal deixou o hotel Ritz de Londres, foram recebidos pelos flashes de 150 fotógrafos.

Desde então, Camilla tem, regularmente, passado a noite no palácio de St. James, de propriedade de Charles, em Londres, e na residência de campo de Highgrove.

E a mulher que Diana certa vez apelidou de "rottweiler" agora se encontra com os filhos de Charles, William e Harry.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca