Reuters
16/04/2002 - 08h08

EUA concordaram que Chávez deveria ser deposto, diz jornal dos EUA

da Reuters, em Nova York

Autoridades dos Estados Unidos encontraram-se diversas vezes nos últimos meses com os líderes da coalizão que depôs Hugo Chávez, por algumas horas na sexta-feira passada (12), e concordaram que o presidente venezuelano deveria ser deposto, segundo a edição de hoje do jornal norte-americano "New York Times", citando funcionários da administração.

Autoridades da administração Bush, no entanto, apresentaram versões diferentes sobre o conteúdo do que foi falado aos oponentes de Chávez a respeito dos meios de depô-lo, de acordo com o jornal.

Uma autoridade que participou das discussões insistiu para que os venezuelanos usassem os meios constitucionais, como um referendo, para derrubar Chávez.

"Nossa mensagem era muito clara: há processos constitucionais", disse a autoridade, que pediu para não ser identificada, segundo o "NYT".

Mas um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirmou que a mensagem do governo norte-americano foi menos categórica, de acordo com o jornal.

"Nós não estávamos desencorajando as pessoas", disse a fonte. "Nós estávamos enviando sinais informais, sutis, de que não gostamos desse homem. Não dissemos 'não ousem' e não éramos advogados dizendo 'há algumas armas, vamos ajudar a vocês a derrubar esse cara'. Não estávamos fazendo isso."

Os EUA negaram ter conhecimento sobre os planos do golpe, como foi sugerido por alguns partidários de Chávez. Mas a administração Bush demonstrou satisfação quando militares retiraram Chávez do poder na madrugada da última sexta.

Leia mais no especial Venezuela
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca