Reuters
16/04/2002 - 21h47

EUA oferecem passagem aérea para diplomatas saírem de Caracas

da Reuters, em Washington

Os Estados Unidos ofereceram passagens aéreas gratuitas para os funcionários não-essenciais de sua embaixada em Caracas e seus familiares devido ao que qualificou como uma situação de segurança "volátil e imprevisível", depois da tentativa de golpe na semana passada.

O Departamento de Estado norte-americano anunciou a "partida autorizada" dos funcionários que não estejam em serviços essenciais e todos os familiares dos diplomatas, e aconselhou cidadãos norte-americanos que não viajem à Venezuela.

"A situação da segurança na Venezuela é volátil e imprevisível. Há algumas informações de cidadãos norte-americanos que sofreram ameaças. Choques violentos, saques e manifestações podem acontecer a qualquer momento", disse em um comunicado.

Militares da Venezuela tiraram o presidente Hugo Chávez do poder na sexta-feira (12), mas ele foi reempossado no domingo (14), depois que milhares de defensores pediram seu retorno.

Os Estados Unidos culparam Chávez de ter causado o golpe de Estado com seus atos, e foram surpreendidos com sua volta dois dias mais tarde.

A administração Bush disse hoje que se encontrou com opositores do presidente venezuelano nos últimos meses, mas negou ter encorajado um golpe no país latino-americano.

Leia mais no especial Venezuela
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca