Reuters
19/04/2002 - 16h03

Mercado de telecomunicações espera resposta da Lucent

da Reuters, em Chicago (EUA)

Investidores e analistas de mercado estão pedindo para que a fabricante de equipamentos de telecomunicações Lucent explique como fará para retornar ao lucro, num momento de retração no investimento em infra-estrutura por parte das operadoras de telefonia.

"A Lucent disse que voltaria ao equilíbrio operacional, mas não fez um bom trabalho em explicar como chegará lá", afirmou Alex Henderson, analista da Salomon Smith Barney.

No mês passado, a Lucent reduziu suas previsões para o segundo trimestre fiscal, dizendo que o faturamento teria 10% de ampliação em relação ao período anterior. A empresa havia dito antes que o crescimento poderia chegar a 15%.

Para os analistas, o faturamento da Lucent no segundo trimestre será de US$ 3,58 bilhões, com prejuízo de US$ 0,17 por ação, segundo levantamento da Thomson Financial/First Call.

O mercado de telecomunicações, que passa por uma grande crise, ainda não começou a mostrar sinais de recuperação, já que empresas como Qwest Communications, Sprint e Verizon Communications —todas grandes clientes da Lucent— continuam a cortar gastos.

A recuperação da Lucent também tem sido mais demorada do que se esperava. A empresa, que antes apostava num retorno ao lucro já neste ano, agora fala em 2003.

"As ações estão caindo, mas achamos que a empresa é uma sobrevivente da crise. Eles devem sobreviver à tempestade", afirmou David Katz, chefe de investimentos da Matrix Asset Advisors, empresa que possui mais de dois milhões de ações da Lucent.

Os papéis da companhia já perderam 67% de seu valor desde o início de 2001, quando o plano de reestruturação da Lucent foi iniciado.

"Não espere muito, para ser honesto", disse Shawn Campbell, analista da Northern Trust Corp. O especialista afirmou que a Lucent e a concorrente canadense Nortel Networks ainda sofrerão muita pressão do mercado para voltarem ao lucro, mas que isso não será tão fácil.

"O ritmo da recuperação será muito lento. Por isso, não importa muito o que eles digam neste momento", acrescentou Campbell.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca