Reuters
20/04/2002 - 10h22

Militares britânicos dizem que ex-rei afegão pode ser morto

da Reuters, no Afeganistão

Militares britânicos afirmaram hoje que o ex-rei afegão, Mohammad Zahir Shah, que recentemente voltou a seu país, corre o risco de ser morto por assassinos disfarçados de jornalistas.

O porta-voz dos fuzileiros navais, tenente-coronel Paul Harradine, deu poucos detalhes sobre a conspiração na base aérea de Bagram, nos arredores de Cabul, para onde Zahir Shah retornou na quinta-feira, depois de 29 anos exilado na Itália.

"Há uma ameaça contra o rei", disse Harradine na base, onde cerca de 1500 soldados britânicos, junto com norte-americanos e outras tropas da coalizão.

"Eles [os assassinos] podem se fazer passar por membros da mídia para se aproximar do rei."

Ele não informou como as forças britânicas ficaram sabendo da ameaça e quem estaria por trás da conspiração contra o rei, de quem se espera que se torne uma força em prol da unidade nacional entre facções rivais e grupos étnicos.

O general Deen Mohammad Joorat, chefe da segurança do Ministério do Interior do Afeganistão, disse não saber de nenhuma ameaça e afirmou que suas tropas estão certas de que o rei está bem protegido.

'Não há dúvidas de que uma série de atos de sabotagem estão acontecendo aqui e ali", ele disse.

"Quanto à proteção ao rei, há 50 soldados italianos dentro de sua residência e cem de nossos homens do lado de fora. Não estamos preocupados com sua segurança e não temos nenhum sinal de ameaça."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca