Reuters
22/04/2002 - 11h18

Estados Unidos fazem chover dinheiro no sul do Afeganistão

da Reuters, em Chaman (Paquistão)

Um avião dos Estados Unidos distribuiu pelos céus dinheiro afegão nas áreas do sul do Afeganistão, onde circularam folhetos que pediam o reagrupamento do Taleban e uma guerra santa contra os EUA e seus aliados, disse uma testemunha hoje.

A testemunha disse que o avião tipo C-130, frequentemente usado nesta área, distribuiu cédulas de 10 mil afeganis no sábado (20) sobre as áreas próximas à fronteira do Afeganistão com a cidade de Spin Boldak e perto da cidade paquistanesa de Chaman. O afegani tem ampla oscilação e, atualmente, 40 mil afeganis equivalem a US$ 1.

"Encontrei oito cédulas de 10 mil afeganis", disse Malik Zahir Khan, habitante de Spin Boldak. Khan disse que outra pessoa encontrou um pacote de 800 mil afeganis.

Em fevereiro, um avião norte-americano distribuiu, sobre a mesma área, envelopes com a imagem do presidente dos EUA, George W. Bush, que continham duas cédulas de US$ 100 cada.

O sul do Afeganistão foi o último reduto do regime do Taleban. O movimento foi expulso no fim do ano passado sob intensos bombardeios dos EUA e avanços de grupos de oposição.

Um avião norte-americano havia anteriormente distribuído folhetos sobre a mesma área que mostravam o líder supremo do Taleban, mulá Mohamad Omar, segurando o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, como um cachorro e avisando às pessoas para não abrigarem fugitivos.

Nas últimas semanas, folhetos apareceram pedindo a reorganização do Taleban e a condução de ataques suicidas contra as forças internacionais que estão no Afeganistão.


Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca