Reuters
22/04/2002 - 20h27

Le Pen preocupa imigrantes na França

6da Reuters, em Saint-Denis

A chegada do líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen ao segundo turno da eleição para presidente da França preocupa imigrantes no país, que temem ser usados como bodes expiatórios pelo aumento da criminalidade.

No subúrbio parisiense de Saint-Denis, área onde imigrantes vivem lado a lado com operários, Le Pen ficou em segundo na eleição de ontem, à frente do socialista Lionel Jospin.

O resultado é o assunto da comunidade. "Estou preocupado", disse Amrouche Ali, de origem argelina. "O resultado é muito perigoso. Le Pen é um homem sem coração."

"Ele culpa os imigrantes pelos crimes", disse Kamissoko Makan, de origem africana. "Estou preocupado com todos os imigrantes na França."

A França tem a segunda maior população muçulmana da Europa, entre 6 e 8 milhões de pessoas - a maioria originária do norte da África.

Enquanto o atual presidente Jacques Chirac e Jospin fizeram campanha pela luta contra o crime sem associar seu aumento com os imigrantes, Le Pen fez um elo direto que teve eco entre trabalhadores.

"Le Pen fala para o povo que está com problemas", disse Matthieu Fayolle, 29, funcionária pública local. "Ele fala bem e o povo entende."

Os imigrantes também temem que Le Pen vença o segundo turno contra Chirac. "Isso aconteceu na Áustria com Haider, por que não aqui?", questiona Sofiane Alirachedi, em referência ao partido austríaco de direita de Joerg Haider, que entrou na coalizão de governo em 2000.

"Le Pen conseguiu apoio lentamente através dos anos. Ele manipula as pessoas", disse Alirachedi, que nasceu na França, mas com pais que vieram do norte da África. "Se Le Pen ganhasse, eu não poderia ficar na França."

Em 1974, em sua primeira campanha presidencial, Le Pen teve somente 0,74% dos votos, e subiu para 15% em 1995. Ontem, ele ficou menos 1% à frente de Jospin e menos de 3% atrás de Chirac.

Leia mais
  • Le Pen quer tirar a França da União Européia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca