Reuters
16/05/2001 - 18h24

Explosão em comitê eleitoral do Peru deixa 6 feridos

da Reuters, em Lima

Uma bomba explodiu hoje perto do Comitê Eleitoral Nacional do Peru, a menos de três semanas da eleição presidencial, ferindo quatro policiais, uma mulher de 24 anos e seu bebê de 6 meses.

Fidel Pintado, representante do setor de direitos humanos do governo, disse que os seis foram hospitalizados, mas não sabia informar sobre a gravidade dos ferimentos.

Informações não confirmadas dizem que a bomba foi colocada por simpatizantes do grupo rebelde Sendero Luminoso, que deixaram panfletos com a inscrição "Vida longa ao Partido Comunista do Peru" e gritaram slogans antes da explosão, espalhando o temor do retorno da violência da guerrilha dos anos 80 e 90.

Uma testemunha disse à rádio RPP que estava em um restaurante quando viu dois jovens jogando panfletos elogiosos ao Sendero Luminoso, que negou envolvimento com a explosão.

"Alguns segundos mais tarde, uma mulher gorda, de cabelos curtos e usando um vestido azul deixou cair uma mochila no meio da calçada, fora do restaurante", disse o homem, que não quis se identificar. Ele acrescentou ainda que a mulher entrou em um táxi com os dois jovens.

A eleição no Peru está marcada para o dia 3 de junho. Concorrem Alejandro Toledo (centro) e o ex-presidente Alan García (esquerda).

O Comitê Eleitoral fica no centro de Lima. Depois da explosão, especialistas isolaram a área, que ficou lotada de policiais com cães farejadores e bombeiros.

Durante os anos 80 e 90, cerca de 30 mil pessoas morreram durante a guerra contra grupos guerrilheiros no Peru.

Leia mais sobre as eleições no Peru
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca