Reuters
24/04/2002 - 13h17

Pão, batata frita e bolacha podem causar câncer, diz estudo

da Reuters, em Estocolmo

Alimentos básicos ingeridos por milhões de pessoas em todo o mundo, como pão, bolacha e batata frita, podem conter altos níveis de uma substância que causaria câncer, disse hoje a Administração Nacional de Alimentos da Suécia.

Cientistas da Universidade de Estocolmo fizeram a descoberta durante uma pesquisa sobre os efeitos da preparação de produtos como cereais, arroz e batatas. Durante o estudo, eles encontraram a substância acrilamida, que provavelmente provoca câncer.

"A acrilamida é formada durante a preparação da comida e aparece em muitos alimentos. Muitos dos produtos analisados são consumidos em grandes quantidades, como batatas fritas, biscoitos e pão", diz a pesquisa.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos classifica a acrilamida, um sólido cristalino e sem cor, como um provável carcinógeno humano de risco médio à saúde. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa de Câncer, a acrilamida induz mutações genéticas e em experimentos com animais causou tumores benignos e malignos no estômago.

Sabe-se também que a substância pode causar danos ao sistema nervoso central e ao periférico.

"Fritar alimentos em temperaturas altas ou por muito tempo deve ser evitado", afirma o órgão sueco. "A descoberta de que a acrilamida é formada durante a preparação da comida, e em níveis altos, é algo novo. Isso pode explicar agora alguns casos de câncer causados por alimentos", afirmou Leif Busk, presidente do departamento de pesquisa da administração sueca.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca