Reuters
24/04/2002 - 23h19

Cannes terá filmes contra violência e guerra, diz diretor do festival

da Reuters

O diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, disse que o cinema comprometido contra a violência e a guerra será um dos temas centrais da 55ª edição da mostra, que acontece de 15 a 26 de maio.

Entre os 20 filmes que concorrem à Palma de Ouro, dois tratam do conflito no Oriente Médio: "Kedma", do israelense Amos Gitai, e "Divine Intervention", do palestino Elia Suleiman.

Entre os cineastas veteranos, participam do evento: Ken Loach ("Sweet Sixteen") e Mike Leigh ("All or Nothing"), o iraniano Abbas Kiarostami ("10"), o português Manoel de Oliveira ("O Princípio da Incerteza") e o polonês Roman Polanski ("The Pianist").

Na seção paralela Um Certo Olhar poderá ser conferido o esperado road-movie "Ten Minutes Older - The Trumpet", dirigido por seis diretores: Víctor Erice, Werner Herzog, Jim Jarmusch, Chen Kaige, Aki Kaurismaki, Spike Lee e Wim Wenders.

Já o filme mais politizado da seção oficial será provavelmente "Bowling for Columbine", do americano Michael Moore, que trata sobre o comércio de armas.

O festival será aberto com o novo filme de Woody Allen, "Hollywood Ending", exibido fora de competição. Também é esperada a presença do diretor.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca