Reuters
25/04/2002 - 11h31

Yahoo! critica Hollywood pela fraca presença na internet

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

Terry Semel, presidente do portal Yahoo! e ex-executivo de Hollywood, criticou os grandes estúdios e conglomerados de mídia por se deixarem paralisar pelo medo da pirataria on-line e demorarem para levar seus conteúdos para a web.

Semel, que já foi co-presidente da Warner Bros, disse que a indústria musical precisaria modificar seu modelo, principalmente com relação aos serviços de troca de arquivos que surgiram depois do Napster.

"Há quatro anos, houve uma mudança nos hábitos dos consumidores e a indústria musical ainda não se mexeu", afirmou.

Semel disse que os dois serviços oficiais de download das gravadoras, o Pressplay e o MusicNet, são inadequados. "Eles são limitados e não estão oferecendo o que as pessoas querem."

As companhias do setor erram ao tentar manter o controle exclusivo de seu material, segundo o presidente do Yahoo!. Semel disse que uma prova do fracasso das empresas de mídia é o crescimento dos serviços gratuitos de troca de arquivos.

Peter Chernin, presidente da News Corp., afirmou que a pirataria deveria ser combatida com uma legislação mais severa.

Chernin disse também que os estúdios estão cautelosos em avançar em serviços online sob encomenda, pois esperam o aval do Departamento de Justiça dos EUA, que está avaliando as parcerias no setor, para evitar ações monopolistas.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca