Reuters
26/04/2002 - 20h21

Argentinos se preparam para mais um final de semana sem dinheiro

da Reuters

Os argentinos, conformados em viver sem dinheiro após uma semana sem bancos, viram pouco alívio na abertura parcial dos bancos na sexta-feira e planejavam como racionar seus recursos no final de semana.

Os bancos reabriram por cinco horas na tarde desta sexta-feira -mas apenas para pagamento de contas e receber depósitos daqueles que ainda têm confiança nos bancos em sua maioria estrangeiros.

Os argentinos passaram a sexta-feira, vasculhando caixas eletrônicos nas principais cidades do país em busca de dinheiro, na esperança de que pudessem ter sido reabastecidos, mas encontraram a grande maioria vazios.

``Há oito dias não tenho dinheiro e já que ninguém aceita cheques ou cartões de banco, minha família está passando fome'', disse Angel.

Nesta sexta-feira, o presidente Eduardo Duhalde finalmente substituiu o ex-ministro Jorge Remes Lenicov, que deixou o governo depois que o Congresso rejeitou seu plano para resgatar o sistema financeiro, permitindo a conversão de depósitos a prazo congelados desde dezembro em bônus.

O embaixador Jorge Lavagna aceitou o posto, tornando-se o sexto ministro em um pouco mais de um ano, e terá que enfrentar uma situação bastante difícil. O país passa pela pior crise econômica de sua história, combinando moratória de dívida, desvalorização da moeda e inflação em alta.

Leia mais no especial sobre Argentina
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca