Reuters
29/04/2002 - 20h10

Polícia espanhola prende 11 suspeitos de financiar o ETA

da Reuters, em Madri

Policiais espanhóis prenderam hoje 11 pessoas suspeitas de pertencer ao grupo terrorista basco ETA, incluindo vários políticos do partido Batasuna, que deve ser colocado na ilegalidade pela Justiça.

Um comunicado do Ministério do Interior acusa os suspeitos, que incluem uma autoridade financeira do Batasuna, de orquestrarem um esquema de financiamento do ETA por meio de companhias por todo o país.

"Policiais prenderam 11 pessoas nesta tarde em diferentes partes de Navarra e do país basco por serem supostos membros do ETA, mais especificamente por ajudar a financiar o grupo armado", disse o comunicado do Ministério do Interior.

As prisões são parte de uma operação policial que teve início em 1998 com o objetivo de desmantelar a rede financeira do ETA, disse o comunicado.

O governo de centro-direita do primeiro-ministro José Maria Aznar propôs uma legislação para tornar ilegais os fundos de partidos políticos acusados de apoiar o terrorismo, o que pode atingir diretamente o Batasuna.

Desde a década de 1960, o ETA já matou cerca de 800 pessoas em sua campanha pela independência do país basco, localizado no norte da Espanha e sul da França.

Membros do Batasuna, o braço político dos separatistas bascos, muitas vezes se recusam a condenar os ataques do ETA.

Um porta-voz do Batasuna pediu a realização de manifestações de rua amanhça na região basca da Espanha "para protestar contra a onda de prisões". A polícia da Espanha já prendeu mais de 70 pessoas neste ano por suspeitas ligações com o ETA.

Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca