Reuters
30/04/2002 - 11h22

Fertilidade feminina começa a diminuir já na casa dos 20 anos

da Reuters, em Londres

O relógio biológico de uma mulher começa a alertar que a fertilidade dela está diminuindo no final da casa dos 20 anos, e não em meados dos 30, e a fertilidade masculina também começa a cair com a idade, disseram pesquisadores hoje.

No estudo, que está sendo considerado o primeiro a mostrar uma diminuição da fertilidade feminina antes dos 30 anos, pesquisadores dos Estados Unidos e da Itália disseram que os resultados não significam que os casais mais velhos serão incapazes de ter filhos, mas isso pode demorar um pouco mais para acontecer.

"Embora tenhamos observado um declínio na fertilidade feminina no fim da faixa dos 20 anos, o que encontramos foi uma diminuição da probabilidade de a mulher ficar grávida a cada ciclo menstrual, não das chances de eventualmente se chegar à gravidez", afirmou David Dunson, do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental da Carolina do Norte.

A pesquisa de Dunson mostra que a perda da fertilidade não é um problema apenas feminino. Os homens também sofrem um declínio na habilidade de procriar. "A fertilidade dos homens é menos prejudicada com o passar da idade, mas demonstra uma queda significativa no final dos 30 anos", afirmou o pesquisador.

Os cientistas estudaram 782 casais italianos saudáveis que usavam métodos naturais de contracepção. O objetivo era determinar o impacto da idade sobre a concepção.

Os médicos estimaram as chances de engravidar durante o período fértil do ciclo mensal das mulheres em três grupos etários diferentes -as que tinham de 19 a 26 anos, 27 a 34 e 35 a 39.

As mais jovens tinham 50% mais probabilidades de engravidar em qualquer parte do ciclo. Esse índice caía para 40% entre as que tinham de 27 a 34 anos.

Para as mulheres no final da faixa dos 30, a probabilidade foi para menos de 30% e, se seus parceiros fossem cinco anos mais velhos, as chances de gravidez diminuíam para 20%.

"Quando controlamos a idade das mulheres, descobrimos que a fertilidade caía significativamente para os homens acima dos 35", afirmou.

Mas mesmo dentro dos próprios grupos, os cientistas encontraram grandes variações para concepção entre os casais, o que não pode ser explicado pela idade.

O estudo está publicado na revista "Human Reproduction".

Estima-se que a infertilidade afete cerca de um a cada seis casais. Cerca de 40% dos casos são em decorrência de um fator masculino, e em uma proporção igual, de problemas femininos. Em alguns casais, a infertilidade é inexplicável ou ocorre devido a um problema combinado.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca