Reuters
30/04/2002 - 18h56

Senadores questionam ajuda financeira dos EUA ao Egito

da Reuters, em Washington

Senadores norte-americanos questionaram hoje o benefício de US$ 1,9 bilhão anuais que o Egito recebe dos Estados Unidos, mas o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse que o dinheiro é uma parte valiosa de um compromisso dos Estados Unidos.

O Egito e outros países árabes como a Jordânia e a Arábia Saudita também desempenham papéis importantes na promoção dos esforços de paz no Oriente Médio, disse Powell a um comitê do Senado.

Os senadores Kay Bailey Hutchison, um republicano do Texas, e Robert Byrd, um democrata de Virgínia, disseram que não acham que o que o Egito está fazendo seja suficiente para merecer o dinheiro, uma remuneração paga todos os anos desde que o Egito fez acordos de paz com Israel em 1979.

"Eu tenho me aborrecido com a falta de atenção de algumas das nações árabes moderadas, e particularmente tenho observado o Egito", disse Hutchison.

Byrd também perguntou por que a administração de Bush não congelou a ajuda a Israel, que é de cerca de US$ 3 bilhões por ano, para punir o governo israelense quando ele desafiou os alertas dos Estados Unidos.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca