Reuters
02/05/2002 - 09h23

Avião filipino cai em escola, mata piloto e deixa 19 feridos

da Reuters, em Manila

Um jato da Força Aérea filipina, que estava em treinamento com as forças antiterror dos Estados Unidos, caiu em cima de um escola na região norte de Manila hoje. O piloto morreu e 19 pessoas em terra ficaram feridas.

Seis salas da escola no município de Mabalacat foram destruídas pelo avião, mas um desastre maior não aconteceu porque a escola estava fechada devido às férias de verão.

Ao menos 19 pessoas, incluindo um professor, duas crianças e o faxineiro da escola, foram levadas ao hospital, disse o funcionário da equipe de resgate Daryl Manalang. Três das vítimas receberam tratamento para queimaduras graves.

Fragmentos de metal do avião -um jato F-5 da época da guerra do Vietnã- atingiram algumas casas próximas à escola e deixaram alguns moradores feridos, afirmaram autoridades.



"Os moradores disseram ter visto o avião explodir no ar antes de cair", disse o sargento Antonio Mutuc em uma entrevista à rádio dzRH.

O piloto foi visto aparentemente tentando saltar de pára-quedas momentos antes do avião explodir.

"Vimos o que parecia um pára-quedas, como se o piloto estivesse tentando saltar", disse o funcionário municipal Jun Magbalot.

Os Estados Unidos e as Filipinas conduziam exercícios militares na ilha de Luzon, na região sul do país, para ajudar os filipinos a se proteger ataques externos e agir contra o terrorismo.

Autoridades informaram que ainda não sabem o que provocou o acidente.

Em fevereiro, dez norte-americanos morreram quando um helicóptero Chinook, da força aérea, caiu no mar no sul da cidade de Zamboanga depois de transportar soldados para a ilha Basilan.

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca