Reuters
17/05/2001 - 12h48

Milosevic pode ser entregue a tribunal internacional até agosto

da Reuters, em Genebra (Suíça)

Carla del Ponte, procuradora-geral do tribunal de crimes de guerra da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou hoje ter esperanças de que a Iugoslávia entregue o ex-presidente Slobodan Milosevic para ser julgado na corte antes do final de agosto.

Segundo Del Ponte, o país balcânico pode aprovar até o final do próximo mês leis de cooperação com o Tribunal Criminal Internacional para a ex-Iugoslávia, permitindo que Milosevic, hoje detido, fosse transferido.

``Esperamos que as leis sejam aprovadas logo, até o final de junho. Acredito que Kostunica [Vojislav Kostunica, presidente iugoslavo] permitirá a transferência de Milosevic depois da aprovação da lei no Parlamento'', disse a procuradora-geral.

``Estou confiante de que, assim que a lei seja aprovada, será possível transferir Milosevic para Haia [Holanda, sede do tribunal]'', declarou.

Os promotores e autoridades do órgão receberam uma versão prévia da lei iugoslava no começo de abril.

Milosevic é acusado de ser responsável por crimes de guerra cometidos por forças de segurança do país contra a população de origem albanesa em Kosovo, em 1999. O ex-presidente foi detido em Belgrado (capital iugoslava) no dia 1º de abril, mas por suspeita de corrupção e abuso de poder, não pelos crimes de guerra.

Ele foi derrubado do poder em um levante popular ocorrido há sete meses. Atualmente, o país é governado por dirigentes reformistas.

Se Milosevic não for entregue ao tribunal depois da aprovação da lei, Del Ponte afirmou que apelaria à pressão internacional a fim de que o ex-presidente fosse julgado em Haia.

A procuradora-geral mostrou-se insatisfeita com a aparente relutância das forças de paz presentes na Bósnia em prender líderes da região acusados de crimes de guerra.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca