Reuters
02/05/2002 - 14h54

Novo CD de Eminem deverá ter proteção contra cópias

da Reuters, em Londres

A Universal Music está em negociações com o cantor de rap Eminem para a inclusão de tecnologia de proteção contra cópias ilegais em todas as versões de seu CD, "The Eminem Show".

Caso se concretize, a medida será a mais drástica até o momento nos Estados Unidos para a proteção contra a pirataria de astros da música com grandes vendagens, disse na quarta-feira um executivo da gravadora.

Atualmente, estão sendo realizadas negociações entre a Universal, uma divisão do conglomerado de mídia francês Vivendi Universal, Eminem e o selo da Universal Interscope Records, para a gravação à prova de cópias.

A Universal e o rapper precisam chegar a um acordo nas próximas duas semanas sobre o lançamento do CD com segurança máxima, com a finalidade de cumprir os prazos de fabricação para a estréia internacional, marcada para 3 de junho, disse um representante da gravadora.

A Universal também está controlando rigidamente a circulação do primeiro single do novo álbum de Eminem, chamado "Without Me", disse a companhia.

A quantidade de cópias promocionais, geralmente distribuídas entre rádios e veículos da mídia, foi limitada, para garantir que não caiam nas mãos erradas.

Os consumidores se opõem à nova tecnologia, pois ela não permite a reprodução dos CDs em aparelhos pessoais, como microcomputadores, a maioria dos aparelhos portáteis e, em alguns casos, nos aparelhos de som de carros.

A Universal, ao lado Sony Music, está na dianteira da criação de estratégias para a proteção de cópias.

Os novos lançamentos da Sony de Celine Dion, da colombiana Shakira, do grupo Destiny's Child e de Jennifer Lopez na Alemanha e outros países da Europa têm uma tecnologia de proteção conhecida como "Key2audio".

A tecnologia impede que a música seja transformada em arquivo de MP3, armazenado em computador, facilmente copiado em CD ou DVD e eventualmente distribuído pela Internet.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca