Reuters
03/05/2002 - 12h13

Americanos não resistem à tentação dos alimentos gordurosos

da Reuters, em Nova York

Muitos norte-americanos adotaram hábitos alimentares saudáveis recomendados por vários profissionais de saúde. No entanto, um terço dos adultos ainda opta por consumir leite integral, em vez de desnatado, e mais de 80% acrescentam manteiga ou outro tipo de gordura às batatas assadas e ao pão, afirmaram pesquisadores.

"Os resultados do estudo identificaram comportamentos alimentares que deveriam ser alvo de orientações nutricionais voltadas para reduzir o consumo de gordura", afirmou a equipe de Oral Capps Jr., da Universidade Texas A&M, em College Station.

As conclusões da pesquisa, publicadas na edição de abril do "Journal of the American Dietetic Association", baseiam-se em uma pesquisa feita com 5.649 pessoas com mais de 20 anos.

Em geral, a porcentagem de adultos que disse seguir continuamente determinadas orientações de dieta com baixo teor de gordura variou de 8% a 70%, segundo o artigo.

Pelo menos 45% dos adultos entrevistados relataram que tiravam a gordura da carne, que eliminavam a pele do frango e que, raramente, comiam batata frita.

Por outro lado, menos de 20% dos entrevistados disseram consumir regularmente batata cozida ou assada sem acrescentar manteiga, margarina ou creme de leite, afirmaram evitar colocar manteiga ou margarina no pão, ou informaram optar sempre por consumir queijo com baixo teor de gordura ou comer fruta como sobremesa.

Cerca de 35% dos entrevistados disseram que sempre tomavam leite desnatado ou com 1% de gordura. No entanto, quase um terço contou nunca usar esses substitutos menos gordurosos no lugar de leite integral ou com 2% de gordura, verificaram os pesquisadores.

As mulheres foram mais propensas a dizer que evitavam consumir carne vermelha, ovos, molhos gordurosos nos legumes e manteiga ou margarina com pão. Elas também apresentaram tendência maior de informar que retiravam a pele do frango e que substituíam o prato principal de carne com pouca gordura, sobremesas com derivados de leite e molhos de salada por alternativas com mais gordura, demonstraram os resultados.

"Os consumidores captaram parte da mensagem e fizeram avanços para reduzir o consumo de gordura", disse Sheah Rarback, porta-voz da seção da Flórida da Associação Americana de Dietética. "Os próximos passos deveriam ser tentar comer frutas na sobremesa, optar por leite sem gordura e acrescentar queijo magro à dieta."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca