Reuters
04/05/2002 - 14h22

Queda de avião na Nigéria mata pelo menos 116 pessoas

da Reuters, em Kano (Nigéria)

Um avião nigeriano caiu hoje numa zona residencial na cidade de Kano, no norte do país, matando pelo menos 116 pessoas, sendo que 40 delas em terra.

"Havia 69 passageiros e sete tripulantes no avião", disse o representante da Autoridade de Aviação Federal da Nigéria, corrigindo relatos anteriores de 105 pessoas a bordo avião.

"Receamos a morte de todos os passageiros e tripulantes", acrescentou.

Um representante do corpo de bombeiros informou que muitas pessoas morreram em terra quando o avião BAC-11-500 da EAS Airlines caiu no distrito residencial de Gwammaja.

"Dez prédios foram atingidos pelo avião. Até agora cerca de 40 corpos foram resgatados das casas", disse o bombeiro. Entre os prédios, há uma escola. De acordo com testemunhas, uma cerimônia de batismo acontecia em uma das casas quando o avião caiu.

O maior acidente aéreo que já aconteceu na Nigéria foi em novembro de 1996, quando um Boeing 727, que ia de Port Harcourt a Lagos, caiu matando todos os 142 passageiros e nove tripulantes.

Autoridades da aviação e passageiros têm expressado preocupação sobre as companhias aéreas locais. Apenas no mês passado o governo nigeriano proibiu o uso de aviões com mais de 22 anos - medida que provocou protestos das operadores aéreas privadas.

A EAS é uma das diversas companhias privadas que servem as rotas domésticas da Nigéria.

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca