Reuters
06/05/2002 - 19h13

Europa define amanhã novas taxas para comércio eletrônico

da Reuters, em Bruxelas (Bélgica)

Os ministros das Finanças da União Européia definem amanhã novas regras para a taxação de produtos comprados pela internet, como games e software. Analistas prevêem que a iniciativa enfurecerá os Estados Unidos.

Com a nova lei, os EUA e outros países fora da União Européia terão que aplicar, pela primeira vez, o imposto sobre valor agregado (IVA) para o comércio eletrônico realizado com clientes no bloco de 15 países.

Ao mesmo tempo, as companhias do bloco europeu estarão isentas do IVA para serviços que fornecem para residentes de fora do bloco. As medidas foram criadas para remover o que a UE considera uma desvantagem competitiva diante dos Estados Unidos.

"As novas regras são particularmente bem-vindas para fornecedores de produtos digitais à comunidade, como games e software", disse o comissário europeu Jonathan Todd.

"Elas removerão a obrigação atual de pagamento de IVA em vendas em países fora da UE", disse ele.

Os EUA acusaram em fevereiro a União Européia de tomar medidas unilaterais com as novas regras e afirmaram que poderão fazer uma reclamação junto à OMC (Organização Mundial de Comércio).

"Continuamos a nos preocupar com o potencial de discriminação contra companhias de fora da UE, em termos de tarifas fiscais exigidas e dos impecilhos administrativos para o cumprimento", disse Tara Bradshaw, porta-voz do Tesouro dos Estados Unidos, em Washington.

A discordância deverá aumentar a série de conflitos em que os EUA e a UE estão travando em relação ao comércio, incluindo a rixa sobre importação de aço norte-americano.

Em março, o governo norte-americano impôs tarifas de importação do aço de até 30% para proteger a indústria local.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca