Reuters
17/05/2001 - 19h07

Otan promete bloquear passagem de guerrilheiros nos Bálcãs

da Reuters, em Skopje

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) impedirá a tentativa dos rebeldes albaneses étnicos de tentarem se mover da Sérvia para a Macedônia, onde se juntariam a outras forças, disse hoje o secretário-geral da aliança, o general britânico George Robertson.

Ele disse que a deserção de guerrilheiros no vale de Presevo (sul da Sérvia) nas últimas 48 horas mostra ``um pouco de otimismo'' para evitar conflitos maiores.



Forças de manutenção da paz em Kosovo registraram 125 deserções de guerrilheiros do exército UCPMB no sul da Sérvia nos últimos dois dias, depois que uma força de elite sérvia retomou a aldeia de Oraovica.

A Otan disse que permitirá a entrada de forças sérvias na zona sob controle internacional que abriga guerrilheiros.

Alguns rebeldes podem tentar entrar na Macedônia para integrarem o Exército de Libertação Nacional, que também luta para proteger a minoria étnica albanesa.

``É possível que muita gente tente ir para o sul'', disse Robertson. ``Mas acho que a maioria, após deixar as armas, voltará agora para atividades convencionais.''

``É por isso que policiar a fronteira é tão importante, porque dificulta o deslocamento dessas pessoas de um teatro de luta para outro.''

Robertson disse que a Otan está patrulhando as fronteiras de Kosovo e ajudando a Macedônia e a Albânia a vigiarem seus limites, mas sem envolvimento de tropas.

  • Leia mais sobre o conflito nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca